Os benefícios das bandagens elásticas funcionais (tape)
Todos já vimos em algum momento as bandagens elásticas funcionais, muito embora, não conhecemos por este nome. Elas são conhecidas popularmente como “fitas coloridas”, muito usadas por atletas de alta performance. Pois bem, estas bandagens são também conhecidas como tape ou taping, e já são usadas na fisioterapia há bastante tempo, desde a criação do método pelo Dr. Kenzo Kase.
E desde então, muitos são os seus benefícios, especialmente os musculares, como por exemplo: alívio de dores, redução de fadiga muscular, estabilização de articulações, correção postural, relaxamento muscular e ativação muscular.
Mais recentemente, outras formas de aplicações do tape tem sido demonstradas, que vão além de músculos e articulações. E uma delas é o uso do tape no sistema linfático, conhecido como taping linfático, auxiliando na drenagem linfática de membros e tratamento de edemas e linfedemas.
A bandagem tem textura e elasticidade parecidas com as da pele, e a tensão criada com esta elasticidade é capaz de aumentar o espaço subcutâneo dos tecidos e melhorar a circulação local, por exemplo. Em músculos, a bandagem pode relaxá-lo ou ativá-lo; ou seja, tudo dependerá de como e onde ela for aplicada.
Como as “fitas” apresentam toda esta diversidade de benefícios e aplicações, é preciso que o profissional esteja apto e capacitado para aplicar a técnica destas bandagens, caso contrário, serão somente fitas coloridas colocadas sobre a pele.